Pavimentação Permeável


     Criada com o objetivo de minimizar impactos ambientais gerados pelo crescente volume de edificações e pavimentações que impedem a absorção da água das chuvas pelo solo – que geram as enchentes nas cidades - a pavimentação permeável é uma alternativa viável, acessível, que além dos benefícios ambientais, leva beleza e charme ao piso de empreendimentos imobiliários.

     A pavimentação permeável consiste basicamente em uma camada de brita em contato direto com o solo, que fica abaixo de peças de concreto encaixadas, cujos vãos recebem grama natural plantada com terra fértil.
    
     A água das chuvas passa pela grama, e escorre pelos vãos da brita enquanto é absorvida pelo solo. Importante ressaltar que a pavimentação permeável deve ser executada em nível inferior ao piso acabado de calçadas e garagens para evitar que ao saturar, a água invada os ambientes da edificação.

     Não se deve deixar de lado e nem ser considerado menos importante o correto dimensionamento da drenagem e direcionamento de água pluvial.

   Segundo Mariana Marchioni, coordenadora do projeto de estudo do pavimento permeável da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), esse sistema construtivo tem alta capacidade de drenagem, o que evita alagamentos. O sistema é composto basicamente por uma camada de base de pedra britada, ou seja, os agregados deixam espaços vazios por onde a água infiltrada é armazenada. Essa estrutura atua também como filtro, retendo resíduos sólidos, o que ajuda a reduzir a contaminação da água. 

    No revestimento (camada superficial do pavimento), podem ser utilizadas peças de concreto pré-moldadas ou concreto poroso moldado in loco.


    O sistema, já difundido como ferramenta de prevenção a enchentes e alagamentos em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, no Brasil vem sendo propagado com o apoio técnico da ABCP.
Fonte: Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

    A Rôgga S.A. Construtora e Incorporadora, que é a primeira e até então a única construtora brasileira certificada pelo Selo Azul da Caixa – nível ouro, sediada em Joinville/SC passou a implantar em seus empreendimentos a utilização deste tipo de pavimentação.

    Hoje em dia, em tudo que se faz, não se pode deixar de lado as questões ambientais. Nós seres humanos não podemos ficar limitados a convivência com o concreto, não podemos nos acostumar com a falta do verde em nossas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário