Zoneamento

      O zoneamento nada mais é do que um instrumento do planejamento urbano das cidades. É comum que ele seja aplicado pelo poder lesgislativo municipal e fiscalizado pelo poder executivo, visando regulamentar o uso e a ocupação do solo urbano em toda a cidade.
    Tal instrumento tem importância incomensurável no sentido de organização urbana dos municípios. Imagine se não existem regras para ocupar o seu bairro e toda a sua cidade? Você veria sítios ou fazendas no centro, indústrias químicas ou prédios altos dentro da área rural ou de preservação, enfim, Seria um caos.
    O zoneamento é quem dita as regras de "oque pode ser construído onde". Além disso também dita regras sobre uso de platibandas (área da edificação que fica sobre a divisa do terreno), gabarito (quantidade de pavimentos de uma edificação), tipos de edificações (residencial, comercial, indústria, órgão público etc.), entre outras. O zoneamento em qual o seu terreno está inserido pode ser obtido através de uma consulta na prefeitura de sua cidade. Normalmente essa consulta é exigida na hora da aprovação do projeto que você deseja executar. 
    Por isso, é comum que você note claramente em algumas cidades faixas de prédios altos ao longo de avenidas e bairros com edificações com alturas bem limitadas. Veja Curitiba - PR abaixo:

Cidade de Curitiba, muito vertical no centro
e muito horizontal no contorno.

Mode de Zoneamento.
    No que diz respeito ao modelo ideal - que não se enquadra em qualquer cidade, até mesmo porque não havia planejamento anos atras - deveríamos seguir com proteção das áreas litorâneas e principalmente as áreas rurais e matas. Um bom modelo é o que segue abaixo:

Modelo de zoneamento por gabarito.


Projeto de paisagismo

POR IVANA F. BORBA

   O Paisagista é um profissional importante na hora de decidir a área verde de qualquer espaço, tanto residencial, como corporativo ou público.
    O planejamento é algo imprescindível para que não ocorram gastos desnecessários e nem dores de cabeça futuras, como por exemplo: uma vegetação de grande porte plantada bem em frente à sua porta.
    Para ter sucesso no resultado é fundamental a escolha de um profissional que adota o uso de tecnologias, tendências inovadoras e – principalmente - tenha uma boa referência de projetos executados.
  Os projetos estão se tornando cada vez mais indispensáveis, pois o visual é necessário na hora da escolha do estilo arquitetônico, mobília e agora também o jardim. É importante que o cliente possa visualizar os detalhes, decidir sobre os estilos e elementos a serem adotados. Desta forma ele pode ter a certeza do resultado antes da execução. Só assim fica viável discutir custos e evitar dissabores.
 Especialmente na área do paisagismo houve uma evolução no que diz respeito apresentação de projetos. A planta baixa por exemplo, que sempre foi utilizada para determinar os espaços e identificar o tipo de vegetação, não é mais o suficiente, pois, para o cliente é algo que ele dificilmente consegue dimensionar. Não há texturas, cores e nem formatos. Em um passado não muito distante poucos profissionais elaboravam croquis, restando apenas a planta baixa e o descritivo.
  Com o advento tecnológico começaram a surgir as primeiras imagens. Os primeiros trabalhos utilizavam o método da colagem - um recurso não muito eficiente pois permitia somente apresentar um ângulo, porém dava ao cliente alguma uma noção do resultado. Em seguida houve um avanço na apresentação dos projetos, surgiu um recurso amplamente utilizado que é a maquete eletrônica ou 3D. O projeto ficou muito mais realista, fácil para o cliente opinar e ainda mais fácil na hora de executar. Desta forma, diminuiu-se consideravelmente os problemas na hora da execução que tanto aborreciam os profissionais. Este recurso permite ao cliente passear dentro do jardim e observar todos os detalhes, podendo lançar opiniões a respeito do projeto e de suas preferências. No final, o resultado não desagrada.

Veja a evolução: 
Croqui: esboço a mão de uma representação paisagística
Colagem = Utilização de um programa como AutoLandscape
Maquete = Utilização de um programa 3D como Sketchup
Não esqueça de escolher um bom profissional, que faça o jardim dos seus sonhos, sem sustos ou surpresas.

Ivana F. Borba é paisagista há 17 anos. Iniciou sua carreira na área do paisagismo ambiental na indústria petroquímica no estado do Rio Grande do Sul.

Em Joinville desde 2006, Ivana já foi premiada mais de uma vez no concurso de jardim mais bonito da cidade. Atualmente presta assessoria para áreas comerciais e industriais.

A apresentação de seus trabalhos é feita em maquete eletrônica, o que existe de mais moderno no mercado.


www.ivanapaisagista.com.br
ivana.fk@terra.com.br



Portfolio Ivana


Obras finalizadas:
Projeto Casa da Cultura - Joinville/SC
Capitão Space - Joinville/SC
Indústria Petroquímica - Triunfo/RS
Indústria Petroquímica - Triunfo/RS
Implatec - Joinville/SC
Residencia no Bairro Iririú - Joinville/SC


Projetos:
Implatec - Joinville/SC
Jardim Zen - Residência em Joinville/SC
Jardim Zen - Residência em Joinville/SC
Joinville Tênis Clube - Joinville/SC
SER Tigre - Joinville/SC


Obs: Imagem ilustrativa do projeto com colagem foi copiado do site Ecológica Paisagismo. 

Recorde de visitas

Como administrador do projetoarquitetonico.com venho agradecer aos seguidores e leitores do blog.
Em Maio batemos nosso recorde, ultrapassando 8 mil visitas.
São quase 4 anos de vida e muita dedicação, busca de conteúdo interessante e apoio de amigos e parceiros para oferecer sempre o melhor. Tudo isso para você!
Meu eterno agradecimento ao Danilo Henrique - designer do blog, Claudinei Flávio e Leandro Schmitz - apoio na correção de textos.

Voltem sempre.
Abraços