Zoneamento

      O zoneamento nada mais é do que um instrumento do planejamento urbano das cidades. É comum que ele seja aplicado pelo poder lesgislativo municipal e fiscalizado pelo poder executivo, visando regulamentar o uso e a ocupação do solo urbano em toda a cidade.
    Tal instrumento tem importância incomensurável no sentido de organização urbana dos municípios. Imagine se não existem regras para ocupar o seu bairro e toda a sua cidade? Você veria sítios ou fazendas no centro, indústrias químicas ou prédios altos dentro da área rural ou de preservação, enfim, Seria um caos.
    O zoneamento é quem dita as regras de "oque pode ser construído onde". Além disso também dita regras sobre uso de platibandas (área da edificação que fica sobre a divisa do terreno), gabarito (quantidade de pavimentos de uma edificação), tipos de edificações (residencial, comercial, indústria, órgão público etc.), entre outras. O zoneamento em qual o seu terreno está inserido pode ser obtido através de uma consulta na prefeitura de sua cidade. Normalmente essa consulta é exigida na hora da aprovação do projeto que você deseja executar. 
    Por isso, é comum que você note claramente em algumas cidades faixas de prédios altos ao longo de avenidas e bairros com edificações com alturas bem limitadas. Veja Curitiba - PR abaixo:

Cidade de Curitiba, muito vertical no centro
e muito horizontal no contorno.

Mode de Zoneamento.
    No que diz respeito ao modelo ideal - que não se enquadra em qualquer cidade, até mesmo porque não havia planejamento anos atras - deveríamos seguir com proteção das áreas litorâneas e principalmente as áreas rurais e matas. Um bom modelo é o que segue abaixo:

Modelo de zoneamento por gabarito.


0 comentários:

Postar um comentário