Desplacamento de cerâmica

    Olá pessoal que acompanha no blog.

    Desculpem-me tanto tempo de ausência no blog, principalmente por não oferecer nem ao menos uma satisfação a vocês, mas a vida está corrida mesmo. Chego em casa ao fim do dia e de tão cansado só penso na minha cama, condicionador de ar (aqui no sul o calor está insuportável) e seriados, hehe, mas vamos lá!
    Decidi compartilhar com vocês minha experiência com desplacamento de pisos e azulejos. Algo temido, indesejado, desagradável, complicado, chato etc. Não é possível conviver com este problema porque precisa de intervenção imediata, não há como esperar, adiar ou mesmo relevar (acostumar-se) a convivência com esta patologia.

    Pense na seguinte situação: você monta a sua casa (ou apartamento) com mobília planejada dos seus sonhos, as paredes pintadas com sua cor favorita, tapetes dispostos no chão dando aquela agradável sensação de aconchego, enfim, tudo está lindo. Um belo dia você escuta um estalo: a cerâmica soltou! (desplacou). Em alguns casos a força é tão grande que te levanta do chão. Isso é tão desesperador que não há explicação para o sentimento que você passa naquele momento, e pior, não há o que se possa fazer, apenas remover toda a área afetada e aplicar novamente.
    Vale a pena verificar cuidadosamente quais outras áreas podem sofrer com o mesmo problema futuramente, para evitar o incômodo duas vezes, sendo que está tarefa não é muito fácil porque um piso pode estar aparentemente bem fixado e acabar soltando e pisos aparentemente mal instalados (com som de oco) podem nunca soltar.    
    A cerâmica desplaca por alguns fatores que listo logo abaixo, portanto é necessário verificar onde se encaixa o seu caso, e fazer o reparo da melhor forma possível para evitar reincidência.

01) Desplacamento de piso cerâmico por alta absorção de água por parte da placa cerâmica.
Motivo: cerâmica de baixa qualidade.
Observações: as cerâmicas de hoje em dia não precisam ser molhadas antes da aplicação. Elas devem ter a capacidade de não absorver a água necessária para a cura da argamassa de assentamento.
Dica: Verificar junto ao fornecedor se a cerâmica está dentro dos padrões estabelecidos pela norma.

02) Desplacamento de piso cerâmico por alta absorção de água por parte de laje ou contrapiso.
Motivo: concreto absorvendo água necessária para cura da argamassa de assentamento.
Dica: molhe a laje ou contrapiso com brocha (trincha) antes de soltar a argamassa de assentamento.

03) Desplacamento de piso cerâmico por excesso de tempo de aplicação da argamassa de assentamento até a aplicação da cerâmica.
Motivo: aplicar maior área de argamassa do que a capacidade de aplicar a cerâmica. Quando chega a aplicar a cerâmica a argamassa já entrou em estado de cura e não adere mais na cerâmica.
Dica: Aplique a argamassa e em seguida já aplique a cerâmica, garantindo que quando a argamassa iniciar o processo de cura o peça cerâmica já esteja aplicada.

04) Desplacamento de piso cerâmico por sujeira na laje ou contrapiso.
Motivo: aplicação de argamassa de assentamento sobre a laje ou contrapiso sujo. Pó da própria obra, sujeira de botas (barro e areia) e pó da massa aplicada na parede são um veneno para a boa aderência da argamassa na superfície que será aplicada.
Dica: limpe bem a laje ou contrapiso onde será aplicada a argamassa.

05) Desplacamento de piso cerâmico devido a falta de junta de dilatação (fuga).
Motivo: falta da junta de dilatação adequada entre as próprias peças ou no contorno da alvenaria (rodapé).
Dica: siga as instruções do fabricante quanto as juntas entre as peças (fuga do rejunte). Nunca encoste a cerâmica na parede, deixe de preferência a espessura da junta utilizada nas demais áreas nas paredes, e para garantir ainda mais que não terá problema, não aplique rejunte neste espaço. Com isso garantirá que as dilatações ocorrerão normalmente e o piso não soltará devido a pressão.

06) Desplacamento de azulejo cerâmico.
Motivo: Com exceção de problemas com o reboco, todos os itens mencionados acima quanto a piso cerâmico repetem-se para o azulejo cerâmico. 
O reboco com traço inadequado pode resultar em desplacamento de azulejo. 
Dica: garanta a execução correta do traço do reboco onde irá aplicar azulejo cerâmico. Este exerce uma grande força no reboco da alvenaria e pode arrancá-lo da parede facilmente caso o traço esteja inadequado.

Abraços
Rafael.

Observações: texto próprio, quer copiar peça autorização. Escrevi este texto com base em experiências vividas no meu dia a dia. As imagens foram removidas da internet e aqui dispostas apenas como exemplo. Não há nenhuma intenção de roubar créditos. 


3 comentários:

Denise disse...

Rafael, boa noite! na minha casa está acontecendo isso depois de 21 anos do piso colocado, sem antes ter acontecido isso. Pode ser o calor? Aqui no Rio de Janeiro está muito calor mesmo. E está levantando num lugar pouquíssimo usado.

Unknown disse...

Pode acontecer desplacamento do piso cerâmico ocasiondo por recalque diferencial da edificação?

Unknown disse...

Denise, pode ser sim pelo calor, por conta da dilatação térmica sofrida pelo material. Talvez a junta de dilatação quando executado não fosse a ideal, embora perdurou anos sem patologias e por isso somente agora se manifestou.

Postar um comentário