Construção nos Estados Unidos

    Me chamou a atenção um sistema de construção de casas de madeira nos Estados Unidos. A empresa norte-americana RBA Homes, desenvolveu uma técnica de edificação de casas a partir de módulos pré-fabricados, e atua no mercado desde 1986 com esse modelo.
    A RBA atua como fabricante de módulos pré-definidos com base no projeto arquitetônico aprovado.
    O projeto é dividido em partes, essas partes são fabricadas na empresa e levadas ao local do imóvel ainda cruas. Os módulos são acomodados sobre uma estrutura de blocos de concreto (o porão, muito utilizado nos Estados Unidos).

Fábrica de módulos.
Módulo pronto.

Terreno preparado para receber a base da estrutura.
Base da estrutura (porão) pronto. 
Montagem dos módulos.

Montagem da cobertura.

 Após a montagem dos módulos, a casa recebe o telhado e demais fechamentos da alvenaria como as platibandas, por exemplo.
    Como os módulos já vem com as esquadrias fixadas de fábrica, após a montagem e a finalização da cobertura são executadas as instalações elétricas e sistema de condicionamento de ar (normalmente sistema com boiler a gás para aquecimento dos ambientes e da própria água).
    A estrutura dos módulos é feita de madeira, e o fechamento com chapas de compensado, vulgarmente chamados de madeirite aqui no Brasil. Para promover acabamento e isolar a madeira das intempéries é executada a aplicação de perfis de plástico sobre todas as paredes, promovendo o escoamento da água que eventualmente possa ser projetada, como chuvas por exemplo. 

Finalização da montagem.
Casa pronta.
    Ao término da construção, chaves na mão e uma garantia de 10 anos, isso mesmo, dez anos. No Brasil temos uma garantia legal de 05 anos.
    Nos Estados Unidos a maioria das casas são executadas em madeira porque é muito mais rápido para construir, isso porque a mão de obra lá, para este tipo de serviço (construção civil) é muito cara, diferentemente do Brasil.
    A madeira também é um excelente isolante térmico, que contribui para o frio intenso em boa parte no ano. 
    Segundo informações de uma colega norte-americana os bancos não estão mais liberando empréstimos para esse modelo de construção.
    Particularmente tenho grande afeição por casas de madeira, essas americanas então me encantam. Não consigo dizer com certeza se este sistema modular é melhor que o convencional, mas eu o utilizaria. 



Me ajudaram com esta postagem:
O youtube, através do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=H7uTzC-Khl8 - publicado por Fábio da Costa;
O site da RBA Homes - http://rbahomes.com;
O amigo Pablo Torrens, que morou nos EUA e tem contatos lá.

0 comentários:

Postar um comentário