Por Eberson Theodoro
Crédito: Eberson Theodoro |
Desde os primórdios da fotografia, ainda no século dezoito, a arquitetura das edificações já aparecia nas primitivas fotografias em preto e branco. Atualmente, passados quase duzentos anos, fotografia e arquitetura têm estreitado cada vez mais esta promissora relação.
Vários dos elementos visuais presentes em uma fotografia podem ser explorados por meio da arquitetura: linhas, texturas, formas, cores e luzes são pontos mais que importantes na hora em que o fotógrafo pensa a composição da imagem.
E quem vai negar que estes elementos não são visíveis em todas as edificações de bom gosto presentes nas cidades, por exemplo? Ou até mesmo nas casas em enxaimel em uma área rural qualquer, quase que onipresentes nas pequenas cidades do Sul do Brasil.
Para um fotógrafo, o que vale não é o preço do metro quadrado de um imóvel para que a edificação resulte em uma bela fotografia, mas sim as possibilidades de enquadramento e composição.
E se engana quem pensa que uma boa fotografia de arquitetura demande equipamentos caros ou horas intermináveis de edição em um computador. É certo que existem casos e casos, mas no exemplo desta foto, fiz o registro do edifício Juarez Machado, em Joinville (SC), com um celular e usei apenas um filtro em preto e branco oferecido pelo aplicativo do Facebook.
Faça um exercício simples: olhe em volta, qual casa ou prédio lhe chama a atenção? Melhor ainda: evite olhar só o que está à altura de seus olhos, levante a cabeça e olhe para cima, para os lados. Um novo mundo de telhados, fachadas, janelas e portas irá se descortinar sob seus olhos.
Crédito: Sônia Reinert |
Além de amigo, Eberson é Fotógrafo e Jornalista.
Visite página no FB Eberson Theodoro Fotografia
0 comentários:
Postar um comentário