Tuneis

Arquivo pessoal
O bom de ser blogueiro é a possibilidade de compartilhar com vocês emoções e experiências, e poder ficar um pouco livre dos textos de caráter técnico comuns.

Sempre gostei de viajar, mas limitava meus passeios ao meu veículo particular. Recentemente fui ao Rio de Janeiro, e por insistência de amigos visitei o metrô.

Fiquei impressionado com a dimensão e a rapidez do transporte. 
Como trabalho com construção civil, a primeira coisa que me veio em mente é a quantidade de esforço envolvido na construção das linhas e das estações.

Me perguntei sobre o processo construtivo, e além do que a minha imaginação e conhecimento técnico puderam esclarecer antecipadamente, fui pesquisar sobre o assuntos obter respostas.


O metrô do Rio de Janeiro, inicialmente foi concebido através de valas abertas nas ruas, onde eram concretados os túneis, e posteriormente aterrados novamente. 

Esse processo era demorado e causava muitos transtornos para a população, haja visto a necessidade de interrupção do tráfego local.

Posteriormente os tuneis passaram a ser abertos através de detonações controladas das rochas. Esse processo foi utilizado até a estação de Ipanema.

Atualmente a expansão do metrô vem sendo construída com a utilização de um equipamento chamado tuneladoras, ou tatuzão como é conhecido no Brasil.

Tuneladora
Foto: Universidad Carlos III de Madrid
As tuneladoras são mundialmente conhecidas pelo seu potencial mecânico para trabalhos nos mais diversos tipos de solos, desde rochas mais duras até terrenos arenosos.
Funcionamento tuneladora
Foto: engenhariacivil.com
Uma das maiores obras de engenharia do século XX, também conhecido por ser uma das 7 maravilhas do mundo moderno utilizou tuneladoras, é o Eurotúnel, um túnel ferroviário com 50,5 km de extensão no Reino Unido. Ele foi o responsável pela popularização das tuneladoras.
Eurotúnel
Foto: google
Veja o documentário da NetGeo no youtube sobre a construção do Eurotúnel e divirta-se.






0 comentários:

Postar um comentário