Os layers!

      Ao trabalhar no software AutoCad você se depara com linhas da mesma espessura e cores de variação indeterminada. Na hora da plotagem, usualmente e normalmente é o contrário. Você observa a folha branca, e as linhas pretas com uma grande variação de espessuras. 
      E para que isso?
      Ao ler e interpretar um projeto você não pode confundir linhas, é preciso estar muito bem determinado através de uma espessura aquilo que você esta olhando. É necessário saber exatamente e claramente o que é uma parede, um bloco, uma cota, uma hachura, etc.
    Usamos uma sequência de cores no Cad, e para cada cor uma linha com espessura específica aparecerá na plotagem. Por exemplo: 
       Paredes:  cor - magenta  / espessura - 0,05 mm. 
       Blocos:    cor - vermelho / espessura - 0,01 mm.
       Esses valores são em caráter de exemplo, pois cada profissional pode criar suas "penas". 
       Vou em breve postar aqui a minha configuração de penas. 
      Outro benefício de ter "penas" bem definidas é que ao enviar seu trabalho, ou receber o trabalho de outro profissional que irá manipular o seu projeto, é que cada profissional pode enviar junto com o trabalho a sua configuração de penas. Assim que vai "mecher" no seu projeto, sabe como manter a identidade do profissional.
     Eu gosto muito de trabalhar com grande diferenciação de penas (espessuras de linhas) pois o resultado final é um projeto bonito, agradável aos olhos, de fácil entendimento. No meu escritório temos uma HP 110 plus, colorida. Usamos projetos arquitetônicos impressos somente em preto, e alguns complementares mais complexos usamos plotagem colorida, para melhor visualização dos componentes. Nos casos onde há uma grande quantidade de componentes, trabalhar com espessuras de linhas diferentes não resolve, é melhor ter linhas de espessuras idênticas e cores variadas.
      Voltando ao projeto arquitetônico, gosto de mostrar em planta baixa e cortes a cerâmica ou laminado. Para tal, uso uma linha muito fina, e em tom de cinza claro. O resultado é excelente. 
      Em espessuras, segue a sequência que uso no meu dia dia, definida da mais grossa, para a mais fina:

//////Paredes;
/////Estrutura;
////Esquadrias e textos;
///Blocos e vegetação;
//Cotas;
/Pisos e telhados.

Até breve!

2 comentários:

Anjos da Gloria disse...

massa :D

Ada disse...

Rafael, boa tarde como vai? Estou pensando em construir e gostaria de saber quais os projetos são de "obrigação" de um arquiteto para que se inicie uma obra? Ex. Plantas hidráulicas, elétricas, projeto de iluminação, projeto de gás, etc. Onde inicia o trabalho do arquiteto e onde acaba do engenheiro? Muito obrigada. Abraços. Ludy.

Postar um comentário