"A água é um bem natural que deve ser preservado".
O Planeta Terra na verdade deveria se chamar Planeta Água, mas isso não é uma boa notícia para os dados estatísticos sobre água no planeta. Estima-se que apenas algo em torno de 1% esteja em condições de consumo.
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, Declaração Universal dos Direitos da Água. A pedido de um amigo e constatando a necessidade de se falar sobre esse assunto, resolvi fazer este post sobre captação de água da chuva. Espero que ele possa contribuir de alguma forma.
A água das chuvas, ainda que não sejam próprias para consumo, são muito bem aproveitadas para outros fins no ambiente urbano. Em regiões de seca extrema, como o nordeste por exemplo, elas são também usadas para consumo humano e animal.
Mas como captar água da chuva?
É mais simples e barato do que se imagina... O sistema de reaproveitamento de água da chuva está se tornando algo indispensável em prédios públicos e instituições, bem como em casas onde há estiagem prolongada. Ainda não é algo corriqueiro no dia a dia das casas que ficam em cidades. Mas o objetivo é que as famílias se conscientizem e comecem a instalar um “sistema de reaproveitamento de água das chuvas”.
Essa água pode ser aproveitada em vasos sanitários, para lavar calçadas e regar plantas, dentre outras finalidades.
Basicamente o sistema compõe calhas coletoras, rufos, filtros, reservatório e bomba de lançamento.
A lógica é a seguinte: Água da chuva escorre pelo telhado, é recolhida pelas calhas, passa por uma tela para reter folhas e outros detritos maiores, entra nos dutos, é direcionada para uma caixa de areia para ser filtrada, segue para um reservatório enterrado onde é armazenada. Essa água pode ser bombeada para um reservatório superior (caixa d’água) para depois seguir para os pontos de consumo. Esta última etapa pode ser dispensada, sendo a água bombeada direto para os pontos de consumo.
Quem se interessar por contratar um empresa especializada pode gastar algo em torno de 5 a 7 mil reais para instalar o sistema em casa. Também pode optar por fazer um sistema caseiro de aproximadamente 300 reais. A diferença é o volume de água à ser captado. Na primeira opção você não verá o sistema, ele será todo integrado à edificação. No segundo, ficarão visíveis os componentes do sistema. Qualquer pessoa com um pouco de habilidade em trabalhos de carpintaria pode construir um sistema. Veja como funciona na ilustração a seguir.
Imagem obtida no site Ecovila Clareando.
Texto de Rafael Zimmermann - dúvidas ou caso queira extrair o texto ou parte dele me escreva.
0 comentários:
Postar um comentário