Quero nesta postagem falar sobre compatibilização de projetos, tão indispensável nos dias de hoje. E porque é importante compatibilizar?
Compatibilizar projetos faz com que não tenhamos problemas de espaço entre os diversos elementos do sistema, causando conflitos entre eles!
Compatibilizar projetos nada mais é do que sobrepor os diversos projetos de uma edificação, e identificar as interferências.
Especialistas falam em compatibilização de projetos desde os estudos preliminares, mas é claro que no dia – a –dia isso não ocorre com frequência. A menos que seja uma obra de grandes proporções onde sejam elementos cavalares que precisem de espaços muito bem planejados para não haver problemas futuros.
Normalmente oque ocorre é o encontro do projetista arquitetônico com os engenheiros que farão os projetos complementares, para definição de muchetas, shafts e outros habitáculos para tubos de queda, painéis elétricos, etc.
É mais comum a preocupação com a compatibilização de projetos em obras com mais de um pavimento. Em obras térreas é possível trabalhar muito facilmente com a distribuição de todos os elementos dos diversos projetos. Sobrados e ou prédios já exigem muito mais cautela.
Quando falo em compatibilização de projetos, não falo apenas de tubos, cabos elétricos, estrutura, mas também de outros elementos que são necessários em uma obra. São necessários questionamentos como: onde ficará a central de gás? Onde ficarão a fossa e o filtro séptico? onde será a entrada de energia?
Enfim, o assunto é longo, coisas para serem citadas não faltam, mas não quero me estender além do necessário. O importante é lembrar da compatibilização, e na dúvida sobre qualquer elemento da obra, consultar um engenheiro específico para que nada saia de errado durante ou depois da execução da obra.
0 comentários:
Postar um comentário