Escadas!

Escada caracol executada em aço e madeira.
       Para falar sobre escadas, é necessário iniciar com o foco da escada, que é levar as pessoas a trocarem de nível em uma edificação de maneira confortável. Para isso usamos os degraus.
       Os degraus de uma escada tem uma margem grande de variação de tamanhos. Normalmente eles precisam se adequar ao vão existente onde a escada será inserida.
     Quando eu tenho liberdade de criação, costumo lançar os degraus com 28 cm de base (onde as pessoas pisam) e 17,5 cm de espelho (a altura da escada). Chamo essa dimensão de medida ideal. Claro que para outro profissional as medidas ideais podem ser outras.
       Em uma edificação residencial as escadas não passam por crivo de aprovação, você por exemplo não precisa usar guarda corpo ou corrimão. Já em uma edificação comercial, ou industrial por exemplo, os detalhes da escada devem conter no projeto preventivo de incêndio, e obedecerem normas técnicas específicas de cada cidade. Os Bombeiros (voluntários ou militares) aprovam o projeto mediante a obediência de inúmeras normas, quem tiver interesse em detalhes pode procurar os bombeiros da sua cidade.
       Basicamente funciona da seguinte maneira: para os degraus existe um cálculo (2xh + b tem que ficar entre 62 e 64 cm), sendo que h é a altura do degrau e b a base.
       Ainda é necessário em edificações de uso comercial ou industrial a instalação de guarda corpo e corrimão nas escadas, sendo que a altura ideal é de 110 para o primeiro e 95 para o segundo, podendo também variar de acordo com a norma técnica dos bombeiros.
Escada em arco, executada em concreto armado.
       As escadas podem traduzir o bom gosto de um projeto bem planejado. Elas podem se transformar em verdadeiras obras de arte. É claro que, como em tudo na construção civil é possível, mediante a disponibilidade financeira do cliente.
      Existem basicamente dois tipo de escada, as feitas em obra, executadas em concreto armado, e as pré ou pós fabricadas, que podem ser em madeira, aço, mármore, etc.

Vou falar mais sobre isso no próximo post.
Qualquer duvida me escrevam: zimmm@uol.com.br
Até breve
At.
Rafa

0 comentários:

Postar um comentário