Continuação - Escadas

      É muito importante entender que toda escada possui uma função estrutural, seja qual for seu formato ou material. Algum elemento da escada sempre estará realizando uma função estrutural, seja para vencer apenas o desnível, (como no caso de escadas caracóis), seja para vencer o vão existente entre os dois pontos de apoio (como em uma escada reta).
      Escada não é apenas obra de arte, bem como não se pode minimizar o poder que ela tem para fornecer estilo e sofisticação em um ambiente.

     Alguns tipos de escadas bastante usados em projetos cotidianos:

Escada em Linha Reta
Escada em “L”
Escada em “U”
Escada Curva ou Circular
Escada Caracol ou Helicoidal
Escada Marinheiro
Escada Santos Dumont

Segue três modelos de escadas que podem trazer muita elegância para sua casa!




1ª opção: Escada Flutuante. Parece insegura, mas não é! Ela esta engastada em uma viga de concreto armado que garante a sustentação dos degraus.






2ª opção: Escada Reta, bem contemporânea, linda, sofisticada e muito simples! Ela está engastada na laje do pavimento superior!





3ª opção. Escada "U" feita em metal e madeira. Uma viga metálica faz a sustentação dos degraus de madeira. Estes são parafusados na viga. Ideal para ambientes que foram reformados e receberam um pavimento a mais. Ela se adequa facilmente em qualquer lugar.


1 comentários:

Do Zé Silva disse...

Me ajudou muito estas escadas do seu blog. Estava em dúvida quanto ao material e acabei ficando com as metálicas para um pequeno prédio de 4 apartamentos sem elevador, todo construído com tijolos ecológicos modulares e lages de isopor, de modo que a construção ficou muito leve e funcional.
Obrigado
Venâncio Matias Bugre- Arquiteto

Postar um comentário